sexta-feira, 14 de março de 2008

Conceito

Nesta noite, já não conseguindo dormir, não paro de pensar sobre desgaste, amizade e, principalmente, sobre como é ruim vê-los andar juntos.
Aconteceu comigo e com duas amigas na mesma semana. Difícil achar um ombro para desabafar. O motivo é muito simples, o ombro também fala. E quer falar na sua frente.
Esses ombros tagarelas me confundem. Queria eu que, além de bocas, eles também tivessem ouvidos. Porque quando você está chorando pelo fim de um relacionamento não é o mesmo que quando seu amigo descobre que a menina mais bonita da sala mudou de turma.
Nessas horas eu me pergunto: Será que tem sempre que girar em torno de alguém?
Cada um é obviamente único e nenhum problema é igual. Para que eles te dizem que você pode desabafar se ele fala o tempo todo, não te ouve? E ainda mais, para que comparar as histórias?
Eu me lembro que quando operei a coluna, minhas melhores amigas, estudiosas como eu, disseram que não podiam ir me visitar todos os dias porque estavam estudando para as provas. Nenhuma delas me levou anotações das aulas ou coisas do tipo.
Por outro lado, uma amiga distante do curso de inglês foi me ver em casa e passou uma tarde inteira me fazendo rir com as maluquices dela. Jamais podia esperar.
Quando voltei às aulas e comecei a chorar no meio da prova de matemática, porque não sabia fazer nada, elas me perguntaram porque eu não pedi que elas fossem lá em casa me ensinar? Ora, simplesmente porque operada, dolorida e em casa eu consigo aprender muito mais por osmose e telapatia!
Uma delas continua sendo minha melhor amiga. Quando estava triste e precisando de um banho de mar, ela me levou à praia, ouviu tudo o que eu tinha para dizer, perguntou, opinou e ficou lendo na areia enquanto eu fui mergulhar. Não me comparou a ela, não falou nada sobre ela, até que eu terminasse. Foi a demonstração mais sincera de amizade que eu tive neste ano.
Fica mais fácil entender os ombros quando nos damos conta de que eles não passam de pessoas. Cheias de contadições, vícios e até egoísmo. Até? Principalmente!
É mais fácil também perdoar, mesmo que eles não peçam perdão. E se há alguma coisa que a gente aprende com isso é que o melhor amigo mesmo, de cada um, é seu bom senso... ou a sua mãe. No meu caso, ela.
A não ser que nós humanos passemos a criar laços de amizade com outros seres menos comunicativos, como árvores, flores e bichos-preguiça, vamos ter que aprender a lidar com o outro, contar menos problemas e fingir que ouve. Vão fazer a mesma coisa com você um dia...

3 comentários:

  1. Realmente tem gente que INSISTE em colocar suas comparações de suas vidas pessoais absolutamente nada relevantes e que em nada nos fazem sentir melhor, e aí a gente se pergunta... "Pera aí, ela (o) escutou o quer eu disse??" rs...

    Paciência!
    Beijim, te amo!!

    ResponderExcluir
  2. sabe o que eu li esses dias em algum lugar? que escutar é tb criar condições da outra pessoa falar. fez todo sentido pra mim e desde então só falo quando alguém me dá condições de falar. senão, me escuto, guardo para mim minhas próprias emoções. no fundo, a pessoa mais importante para nós escutar somos nós mesmo e muitas vezes não entendemos.

    beijos, amiga! =***

    ResponderExcluir
  3. Ooooh, que liiindo!! Por que demorei tanto pra comentar aqui?
    Mas devo confessar que achei que estava falando mal de mim até a metade post. Mania de perseguição ou não, eu sempre me tive como alguém que nunca sabe quando falar e quando ficar quieta.
    Espero que esteja tudo bem contigo... Ia te ligar ontem, mas já era quase onze da noite :( Bem, lerei agora seu post mais recente *que deveria ser muito mais que um apenas considerando que já se passaram 10 dias desde então*
    Te amo, Pottyyyyyy!!!

    ResponderExcluir