sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Um clichê de qualquer cidade: As amigas

Daqui a pouco elas estão chegando. Três delas. Minhas amigas, para mais uma tarde de conversa e gulosices. Ainda não fumamos e bebemos pouco, quando nos encontramos é para comer doce.
Onde quer que nós mulheres estejamos, precisamos tratar logo de fazer amigas. Isso é muito clichê, mas quem consegue viver sem elas?
As amizades mudam de acordo com as cidades e o que você vive em cada uma.
As amigas do interior são de infância. Compartilhamos a chegada de tudo o que é importante na vida de uma garota, dos 4 anos de idade até agora: a primeira vez que conseguimos amarrar o tênis, a primeira vez que fomos para a escola sem merendeira, o primeiro sutiã, o primeiro garoto da 8º série que seria o futuro namorado e a primeira vez que uma de nós ficou noiva.
São elas que eu visito sempre quando volto para casa. Em todos os meus aniversários elas aparecem e, nas fotos, estamos todas rosadas ( porque fevereiro faz calor e tem carnaval), algumas ainda de aparelho nos dentes, e de mãos dadas com algum garoto, o que pode mudar de ano para ano.
Essas amigas virão para a minha formatura em um pequeno ônibus, que provavelmente terei que alugar. Sem elas eu não me formo. Estudamos juntas por anos e agora sai o primeiro resultado realmente significante e maduro de tudo isso para mim.
Quando eu casar, terei umas dez madrinhas e o meu marido terá que convidar as outras para serem madrinhas do lado dele também. Todas as minhas amigas estarão de pé na Igreja comigo, ao lado do altar. Não terei daminhas de honra e sim, amigas levando as alianças.
As amigas de cidades nem tão grandes nem tão pequenas, como Campos, são aquelas que me alertaram: "Ok, ano que vem você faz 18 anos, pare de se comportar como se tivesse 12."
Tomávamos sorvete juntas na hora do almoço, antes de voltar para a escola, para a jornada da tarde. Uma delas disse no primeiro dia de aula que queria ser neurocirurgiã e eu pensei: "será que eu teria essa mesma precisão para saber o que eu quero ser?"
Certamente eu não tinha, mas elas me ajudaram a encontrar. Amigas de Campos me ajudaram a crescer e a ter boas histórias para dizer aos meus filhos.
As amigas do trabalho moram todas no Rio. Viajamos para um congresso juntas e pulamos na cama quando chegamos no quarto do hotel. De tanta felicidade, por sermos amigas e por termos viajado com o resto do pessoal. Somos crianças num corpo de gente grande. Falamos do trabalho e de como ele nos uniu. Agora que não trabalhamos mais juntas, restou a amizade e esse foi o melhor fruto de todos os possíveis.
As amigas do Rio acham que eu devo morar lá, mas eu gosto de Niterói. Quero continuar assim: Vou ao Rio, mas volto para casa. Tenho sempre que visitar minhas amigas cariocas, mas, na maioria das vezes, elas que me visitam aqui.
Niterói, aliás, é um ótimo lugar para fazer amigas, mesmo que você as conheça no outro lado da ponte. Conheci minha melhor amiga da faculdade toda pintada de tinta, dentro do ônibus, em pé, após um longo dia de trote na Praia de Copacabana. Eu estava exatamente como ela, um pouco mais assustada, por que eu tinha acabado de chegar de Bom Jesus. Ficamos amigas no meio da ponte Rio-Niterói.
Logo depois conhecemos outra niteroinse, alguns centímetros abaixo do nosso campo de visão, e foi assim que nos tornamos um trio.
Elas vêm aqui hoje junto com uma futura administradora de empresas, igualmente amiga e com uma memória incrível após uns goles de vodka durante uma festa junina.
Mais um clichê: As amigas são a família que escolhemos.

2 comentários:

  1. Ok,ok...
    vc quer o quê?
    que eu chore????

    Tá booooooooooooooooooom, tudo bem!

    huauhauhauhauhauhuhuhauhauhauha

    Lindo DIMAAAAAAAAAAAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!
    carinho especial por esse post, hein x)
    gostei dos outros, mas esse...

    LOVE YOU TOO, amiga que escolhi pra ser família!

    ResponderExcluir
  2. Ai ai.. a vodka!!

    Ameeeei o post! e eu tambem vou ter uma incrivel missão quando casar.. juntar todas as minhas amigas no altar! e tambem ja pensei em pegar o lado de Felipe!!

    Adoro estar com vocês, conversar com vcs, dançar com vcs, beber com vcs, rir com vcs e agora, passear com vcs!

    Amo voces todas demaiiiis!!
    Beijões

    ResponderExcluir