domingo, 20 de janeiro de 2008

Os dois lados da poça e alguns quilômetros ao norte

Dizem os cariocas que o melhor de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro. Pois eu digo que os benefícios são bem maiores. Do lado de cá da poça há um pouco menos de violência, menos trânsito e menos gringos tarados. Consigo chegar mais rápido aos lugares, que não são muitos, o que diminui minhas dúvidas. E quando quero confusão, o Rio está logo ali.
Por amar tanto essas duas cidades, eu não sei responder com total certeza onde realmente moro. Quando alguém de Bom Jesus me faz essa pergunta, eu dou uma longa explicação. "O apartamento fica em Niterói e é lá que eu durmo, mas faculdade e estágio ficam no Rio, eu chego em casa tarde".
Se eu ainda levar em conta Bom Jesus, a explicação fica mais longa ainda. Lá estão residência fixa, família, amigos de infância e fotos de tudo isso. Se eu enjoar daqui, ou nada der certo e eu desistir sob o pretexto de ter virado hippie, eu tenho uma casa pra poder voltar.
Tudo isso me leva a crer que eu ainda não defini o que é e onde fica o meu lar. Afinal, o que uma cidade precisa ter para ser classificada como lar? Em qual lado da poça ele está ou eu devo viajar mais de 400 quilômetros para encontrá-lo? A verdade é que, por enquanto, eu vivo em três cidades e não sei qual é a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário